quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Educação e Identidade

" A busca de compreensão da situação humana é um exercício de coragem, pois somos transformados pelo próprio processo de realiiza-la. Porém, um desafio inevitável, compreender e existir são processos inseparavéis que dialeticamente vão nos constituindo" ( Ferreira, Ricardo F.. Afrodescendente - Identidade em Construção pg.15)
Questões que envolvem a Identidade tem sido constantemente discutidas na contemporaneidade, pois possibilita releitura de antigos conceitos e o surgimento de novos. A partir de dois artigos publicados por Reinaldo Fleuri podemos visualizar estas questões, que passam pela avaliação do conceito de "DIFERENÇA" e a discussão sobre a "INTERCULTURA".
A diferença é analisada a partir das relações étnicas e sociais, destacando o papel da educação. O diferente passa a ser visto como algo que está além da diversidade e é de fundamental relevânia para a formação do sujeito.
A Intercultura ultrapassaa noção de diversidade e pluralidade e busca compreender a complexidade formada pelas diferenças identitárias. A possibilidade de viver numa conjuntura diversa, onde identidades sejam valorizadas e "identificadas" como parte de tal realidade, não se perdendo na tentativa de homogeneização.
Algumas políticas são fundamentais para emergir esta nova pesrspectiva e o papel da educação é formar sujeitos conscientes deste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário